sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Tabela Periódica Funcional

Esta tabela periódica interativa mostra o propósito de cada elemento

de Merelyn Cerqueira 

Quase todo mundo, em algum ponto da vida, já olhou para a tabela periódica e se perguntou: “Qual a utilidade que isso terá em minha vida?”. Considerando que é difícil entender e guardar na memória todas as aplicações dos metais, não metais, gases nobres e assim por diante, o físico e engenheiro de software, Keith Enevoldsen, criou uma versão interativa dessa sistemática disposição de elementos químicos desenvolvida pela primeira vez em 1869, pelo químico Dmitri Mendeleiev.  

 

Quando era criança, gostava das tabelas periódicas com figuras, mas elas nunca tinham boas imagens de todos os elementos”, disse em entrevista à BBC. “Queria que toda tabela fosse colorida, com um design limpo, que não fosse cheia dos números dos pesos atômicos que, para as crianças, não servem para muita coisa”.

Assim, inspirado pelo livro “Building Blocks of the Universe” (“Blocos de Construção do Universo”, em tradução livre), de Isaac Asimov, que possui informações da história e uso de cada um dos elementos, ele desenvolveu uma versão alternativa para a tabela.

 

Chamada de “The Periodic Table of the Elements, in Pictures and Words” (“A Tabela Periódica dos Elementos, em Figuras e Palavras”), ela está disponível (apenas em inglês) para consulta online neste site e em versões mais detalhadas para impressão aqui.

Basta clicar sobre o elemento desejado, e a imagem dele será ampliada para fornecer informações como: número atômico, símbolo, nome, se é metal/não metal e informações sobre utilidades e onde pode ser encontrado

Nenhum comentário: