Coco ou côco?
conteúdo transcrito de: http://duvidas.dicio.com.br/coco-ou-coco/
A forma correta de escrita da palavra é coco, sem acento. A palavra côco, com acento circunflexo na primeira sílaba está errada. Devemos utilizar o substantivo masculino coco sempre que quisermos referir o coqueiro ou o fruto do coqueiro. Refere-se ainda à cabeça e ao crânio ou ao papão, um monstro imaginário infantil. Pode significar ainda um recipiente, muito dinheiro ou um tipo de dança de roda.
A palavra coco tem uma origem incerta e controversa. É uma palavra paroxítona, tendo a penúltima sílaba como sílaba tônica. Não necessita de acento circunflexo uma vez que, segundo as regras de acentuação do português, as palavras paroxítonas não são geralmente acentuadas, com exceção das paroxítonas terminadas em: r, x, n, l, ps, om, ons, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais. Terminando a palavra coco em o, não necessita de ser acentuada.
Exemplos:
- Aquele coqueiro está cheio de cocos.
- Bati com meu coco no parapeito da janela.
- Coco é um monstro imaginário que assusta as crianças.
Coco é sinônimo de coqueiro, coco-da-baía, cabeça, crânio, cocuruto, cuca, papão, bicho-papão, coca, dinheirama, dinheirada, dinheirame, cabaça, recipiente, vasilha, entre outras.
Atenção!
Existe ainda a palavra cocô que é oxítona e, em linguagem informal, significa fezes e excrementos.
Existe ainda a palavra cocô que é oxítona e, em linguagem informal, significa fezes e excrementos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário